Globo lamenta comemoração de funcionários com resultado das eleições presidenciais
Empresa esclareceu que não pretende controlar voto de jornalistas, mas pediu autocontrole
A Rede Globo divulgou, na última segunda-feira (31/10), uma nota lamentando a postura dos funcionários de sua equipe de jornalismo que foram filmados comemorando a derrota de Jair Bolsonaro (PL) durante apuração do resultado do segundo turno das eleições a Presidência.
No vídeo, que foi divulgado anonimamente através das redes sociais, é possível ver os jornalistas se abraçando e celebrando o resultado no momento em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolida a vitória.
A emissora se pronunciou, em nota, esclarecendo que não pretende controlar os votos e as manifestações políticas pessoais de cada membro de sua equipe, mas que lamenta a falta de "autocontenção" dos profissionais registrados durante a cobertura.
"A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1500 profissionais que atuam no jornalismo. A empresa evidentemente não tem e nem pretende ter qualquer controle sobre as escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado. No entanto, a Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais", declarou o canal de TV.
A nota termina reforçando que é graças aos princípios editoriais da empresa que "os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha".