Lula recebe presidente da Argentina no Palácio do Planalto
Implementação de acordos já assinados e criação de linha de crédito são os assuntos da pauta
O presidente Lula recebe, na tarde desta terça-feira (2), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Planalto. O encontro ocorre ás 17h e a economia deve ser o principal assunto.
Fernández adiantou a visita ao Brasil, que estava programada apenas para o final de junho, para pedir ajuda ao governo brasileiro para atravessar a crise econômica que enfrenta. A Argentina sofre com a grande desvalorização do peso em relação ao dólar; além de taxa elevada de juros de 81% e uma inflação de 104% ao ano.
No encontro, deverão ser discutidos avanços nas implementações de acordos, assinados em janeiro, nas áreas econômicas, da defesa, saúde, ciência , tecnologia e inovação.
Para que a Argentina possa comprar produtos brasileiros, Lula deverá propor uma linha de crédito, beneficiando cerca de 200 empresas que vendem produtos para os argentinos. O banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será a fonte de crédito.
Outro assunto da pauta será o financiamento do BNDES para ampliar um gasoduto, permitindo que o gás da Argentina chegue até o Brasil.
Devido a grande crise econômica que a Argentina atravessa, o atual presidente tem menos de 20% de aprovação. Ele e sua vice-presidente Cristina Kirchner não concorrerão a reeleição.