Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito presidente do STF

Eleito nesta quarta-feira (9), ele comandará a Corte por um período de 2 anos, a partir de setembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de agosto de 2023 - 17:26
A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte
A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte -

O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9), para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir do final de setembro, Barroso vai comandar a Corte pelo período de dois anos. O STF informou que a posse será no dia 28 de setembro.

A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte. Atualmente, Barroso ocupa o cargo de vice-presidente e seria o próximo integrante do STF a presidir o tribunal.

Barroso assumirá o cargo após a ministra Rosa Weber, atual presidente, deixar o cargo. Em setembro, a ministra completará 75 anos e atingirá a idade para aposentadoria compulsória. O próximo vice-presidente será Edson Fachin.


Leia mais

Economia Novo PAC deve triplicar investimentos em infraestrutura

Alerj aprova programa de assistência jurídica para agentes de segurança


Ao ser saudado pela eleição, Barroso declarou que será honroso ao chefiar o Judiciário brasileiro. "Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira", afirmou.

A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.

Matérias Relacionadas