Cantora Preta Gil será homenageada com o 'Prêmio Dandara'
O Prêmio Dandara é dado a personalidades que contribuem para a valorização da mulher negra no estado do Rio
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, ontem (09), o Projeto de Resolução 28/23, da deputada Dani Balbi (PCdoB), que concede o Prêmio Dandara para a cantora Preta Gil. O texto será promulgado pela presidência da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
"Uma mulher negra, que foi vítima de racismo e de todas as formas de opressão. E no debate público ela tem enfrentado com altivez todas as formas de misoginia, machismo e tentativas de silenciamento que as mulheres sofrem. No campo da cultura, ela tem se destacado por ser uma das vozes mais contundentes em defesa da popularização e do enegrecimento da cultura", comentou Balbi em plenário.
Leia mais:
Barbie gonçalense conquista crianças e faz sucesso por onde passa
Nome verdadeiro de Xamã foi escolhido por causa de 'Power Rangers'; saiba mais!
A cantora Preta Gil, de 49 anos, batalha contra um câncer no intestino e tem enfrentado um período difícil após o fim de seu casamento. Agora, a filha de Gilberto Gil se prepara para realizar a retirada do tumor, após passar por meses de tratamento.
Criado pela Resolução 137/15, o Prêmio Dandara é destinado a personalidades que contribuem para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino-americana e caribenha no estado.
Preta Gil reúne amigos em aniversário de 49 anos
Preta Gil completou 49 anos e comemorou com um festão na última terça-feira (08), em uma casa noturna no Rio de Janeiro. Entre os convidados estavam pessoas que foram importantes na vida amorosa da cantora, como Otávio Müller - seu ex-marido e pai de seu filho; Marcos Palmeira - com quem já revelou ter perdido a virgindade, e Caio Blat, com quem viveu um romance no início de 2000.
Entre os demais convidados estavam Angélica e Luciano Huck, Marina Ruy Barbosa, Regina Casé, Mariana Ximenes, Malu Mader e Tony Bellotto, Lázaro Ramos e Taís Araújo, Adriana Esteves e Vladimir Brichta, Deborah Secco, Flávia Alessandra e Otaviano Costa, Aline Wirley, Camila Queiroz, Marcelo Serrado, Bella Campos, Carolina Dieckmann, Ingrid Guimarães, Sheron Menezzes e mais.
O evento contou também com a apresentação dos cantores Thiaguinho, Péricles, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Valesca Popozuda, entre outros.