Presidente do Banco Central prevê fim de apps de banco
BC deve lançar app com agregador de contas pelo Open Finance, segundo presidente
Os aplicativos de banco podem estar com os dias contados no Brasil. Ao menos, foi isso que prometeu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em discurso durante um evento com brasileiros em Chicago, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10).
Campos Neto comentou o Open Finance, tecnologia que permite o compartilhamento de informações financeiras de diferentes contas, e afirmou que o avanço do sistema deve diminuir o uso de aplicativos individuais de bancos no país.
Leia também:
➢ Participantes farão a 2ª prova do Enem neste domingo
➢ Lula nomeia três novos ministros do STJ
"Em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú. Será um app agregador que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas", afirmou o presidente do BC.
De acordo com ele, cerca de 50 a 60 milhões de brasileiros aderiram ao sistema mesmo antes do funcionamento de todos os seus mecanismos.
Ainda segundo eles, o Banco está trabalhando na expansão das funcionalidades de portabilidade e comparabilidade do OpenFinance para outros produtos.
As novas mudanças devem permitir aos clientes compartilhar também dados de investimentos em fundos e renda fixa entre os bancos e empresas da área financeira.