Quinto voo da FAB com repatriados decola no Líbano
220 brasileiros devem chegar ao país na segunda (14)
O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar repatriados no Líbano decolou na tarde deste domingo (13). O avião deixou Beirute, capital libanesa, por volta de 12h, com 220 brasileiros que vivem no país do Oriente Médio. O envio das aeronaves faz parte da operação Raízes do Cedro, realizada pelo Governo Federal para ajudar migrantes brasileiros que decidiram deixar o país depois que Israel iniciou os ataques aéreos ao Hezbollah, grupo islâmico com base no Líbano.
O voo deste domingo deve fazer uma escala para reabastecimento em Lisboa, capital de Portugal, antes de pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na manhã da próxima segunda-feira (14). Entre os passageiros deste voo, estão dez crianças de colo, além de dois animais de estimação. Com este, sobe para 1.105 o número de repatriados.
Leia também:
➢ Giovanni Vianna, do Brasil, conquista prata em etapa do mundial de skate
➢ Prefeitura de Niterói transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 1º de novembro
Estima-se que 3 mil dos 20 mil brasileiros que vivem no Líbano tenham interesse em deixar o país nos voos da FAB, segundo informações do Governo. Além do transporte de repatriados, a FAB também transportou para o país no Oriente1,4 mil cestas básicas e 6,9 mil embalagens de medicamentos arrecadados pelo fundo humanitário Associação Unidos pelo Líbano.
Ao menos dois adolescentes brasileiros morreram no Líbano desde os primeiros bombardeios de Israel. O Itamaraty declarou que condena a situação e pediu o fim das hostilidades.