Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8435 | Euro R$ 6,0749
Search

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos

Motta precisava ao menos de 257 para vencer no primeiro turno, mas ultrapassou os votos necessários para sua vitória

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de fevereiro de 2025 - 14:53
Eleição aconteceu nesse sábado (1°)
Eleição aconteceu nesse sábado (1°) -

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, foi eleito ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados no primeiro turno. Com 444 votos dos 513 deputados, será o presidente mais jovem desde a redemocratização do Brasil. Ele carrega em seu legado eleitoral, quatro mandatos consecutivos como deputado federal pela Paraíba.

Motta precisava ao menos de 257 para vencer no primeiro turno, mas o apoio de 17 dos 20 partidos com assento na Câmara o fez ultrapassar os votos mínimos necessários para sua vitória. A alta aceitação de votos por parte dos deputados da Câmara não superou a de Arthur Lira (PP-AL) em fevereiro de 2023, reeleito com o recorde de 464 deputados.

Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), os outros concorrentes, tiveram 31 e 22 votos, respectivamente. Dois votos no registro foram brancos.


Leia também:

Serpente é resgatada em residência em Itaipuaçu, Maricá

Tenente-coronel da PM é assassinado a golpes de madeira no RJ


Motta foi convocado para assinar o termo de posse e assumir a cadeira ocupada por Lira, depois do resultado divulgado. Seu mandato vai até fevereiro de 2027, quando ocorrerá uma nova eleição para o cargo. O presidente da Câmara dos Deputados é quem determina a pauta de votações do plenário e supervisiona os trabalhos da instituição, incluindo as comissões temáticas.

O atual presidente da Câmara, nasceu em João Pessoa (PB) no dia 11 de setembro de 1989. Vindo de uma família atuante na política da Paraiba, se tornou médico. E veio a ser deputado federal no ano de 2010, sendo o mais jovem do Brasil, com 21 anos. Hoje é muito conhecido por transitar tanto nas pautas de esquerda, quanto nas pautas de direita. Está seguindo a influência política liderada por Arthur Lira até então.

O Presidente Lula parabenizou Motta e reforçou acreditar que o Brasil avançará cada vez mais, com a parceria entre Executivo e Legislativo, para um país desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental.

Já no Senado Federal, que também teve eleição para a presidência, a vitória foi do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que está retornando ao cargo após quatros anos.

Matérias Relacionadas