Deputado questiona renovação da concessão da Enel e denuncia mau serviço prestado pela empresa em cidades do Rio
Hugo Leal faz reuniões com diretores da ANEEL e autoridades cobra mudanças no edital de concessão

Moradores de cidades do estado do Rio de Janeiro que sofrem com problemas causados pelo serviço prestado pela concessionária de energia Enel Rio, e que pedem a não renovação da concessão, ganharam um aliado de peso no Congresso Nacional: o deputado federal Hugo Leal. O parlamentar tem sido uma voz ativa no alerta às autoridades em relação aos inúmeros problemas enfrentados pela população de vários municípios do estado do Rio com o serviço prestado pela concessionária de distribuição de energia elétrica.
Na última quarta-feira (19), Hugo Leal esteve em reunião com a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agnes da Costa, que é relatora da concessão da Enel Rio. Tendo em vista que o contrato termina em 2026, Hugo Leal levou documentos demonstrando diversas falhas no serviço da empresa e sugeriu que na próxima concessão, independente do contratado, esteja previsto uma maior participação dos municípios, principalmente na fiscalização dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia.
“Temos diversos problemas e um ponto central: a falta de fiscalização, que hoje só pode ser exercida pela ANEEL. O problema é que a ANEEL não tem uma sala sequer em qualquer estado. Não há presença ou representação. Essa total falta de fiscalização por parte da agência gera o péssimo cenário que temos hoje. Isso pode ser resolvido com a participação dos municípios na fiscalização, porque quem sofre com o serviço ruim é a população local e não quem está em Brasília”, explicou.
Leia também:
PGR denuncia Jair Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe
Rio de Janeiro será sede da reunião de cúpula do Brics em julho
Recentemente, o deputado reuniu-se também com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e outros diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para discutir as renovações das concessões da Enel Rio e da Light.
“Nosso objetivo é fazer com que as autoridades ouçam a população durante o processo de tomada de decisão. Estamos deixando claro a falta de investimento previsto em contrato, a baixa manutenção da rede, os inúmeros apagões e o atendimento que constantemente deixa a população no escuro em todos os sentidos. Tudo documentado”, declarou.
A iniciativa de Hugo Leal veio após a percepção dos rumos que os processos de renovação das duas de três concessões de distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro estão tomando em Brasília. Segundo o deputado federal, a decisão passa mais pelas reuniões políticas do que pelos dados do atendimento à população. “Não podemos ficar parados diante desse cenário enquanto o povo é ignorado. Estamos fazendo esse trabalho de levar a voz dos fluminenses às autoridades do governo federal”, finalizou.
Procurada pela reportagem de O SÃO GONÇALO, a Enel Distribuição Rio disse em nota que mantém o compromisso com seus clientes e segue trabalhando para aprimorar a qualidade do serviço.
Confira a nota na íntegra:
"A Enel Rio tem forte compromisso com seus clientes e segue trabalhando para aprimorar de forma contínua a qualidade do serviço prestado em toda área de concessão. Como parte desse esforço, a distribuidora vem ampliando os investimentos em infraestrutura, intensificando as ações de manutenção preventiva, incluindo podas, e modernizando a rede elétrica.
Para fortalecer o atendimento em campo, a empresa está aumentando suas equipes próprias, promovendo novas contratações e expandindo a frota de veículos.
A companhia também tem modernizado e ampliado a capacidade dos canais de atendimento aos clientes.
Para agilizar o restabelecimento da energia, equipamentos de telecontrole, que permitem manobras remotas na rede em caso de interrupção, estão sendo instalados.
No início da semana, a Enel Rio anunciou um investimento de cerca de R$ 6,1 bilhões de 2025 a 2027, um aumento de 74% em relação ao plano anterior, que totalizava R$ 3,5 bilhões para o período de 2024 a 2026."