Alexandre de Moraes desativa sua conta na rede social X
Ministro determinou que a empresa, que pertence a Elon Musk, pagasse uma multa milionária de forma imediata. A penalidade foi imposta originalmente em outro de 2023

A conta oficial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na rede social X (antigo Twitter) foi desativada nesta sexta-feira (21). Ao tentar acessar o perfil, os usuários se deparam com a mensagem: “Esta conta não existe”.
De acordo com a assessoria do STF, a desativação foi realizada pelo próprio ministro. Moraes não publicava em sua conta desde janeiro de 2024.
Leia mais
Lady Gaga confirma show de graça na Praia de Copacabana
Governador Cláudio Castro vistoria obras do Parque RJ e do corredor MUVI em São Gonçalo
Desativação ocorre após multa ao X
A desativação da conta ocorre um dia após Moraes determinar o pagamento imediato de uma multa de R$ 8,1 milhões ao X. A penalidade foi imposta à empresa em outubro de 2023, após a plataforma não remover o perfil do blogueiro Allan dos Santos. A conta de Santos foi bloqueada depois da divulgação de conversas falsas atribuídas a uma jornalista.
Mesmo após a suspensão do perfil, a empresa alegou não possuir os dados cadastrais do usuário e, por isso, não os enviou ao STF. O X recorreu da decisão, mas os recursos foram rejeitados pelo ministro.
Atualmente, ao tentar acessar a conta de Allan dos Santos, a mensagem exibida é “Conta retida”. Já no caso do perfil de Moraes, a notificação apresentada é “Esta conta não existe”, o que geralmente ocorre quando o próprio usuário exclui seu perfil.