Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6484 | Euro R$ 6,2358
Search

Procon estadual descarta alimentos vencidos em supermercado de Niterói

Fiscais vistoriaram quatro supermercados e uma instituição de ensino

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de abril de 2019 - 19:44
Três unidades foram notificadas em Niterói e Maricá
Três unidades foram notificadas em Niterói e Maricá -

O Procon Estadual fiscalizou, nesta segunda-feira (1º), cinco estabelecimentos em Niterói e Maricá a pedido do Ministério Público Estadual. Os fiscais vistoriaram quatro supermercados e uma instituição de ensino. Um supermercado localizado em Itaipu, na Região Oceânica, foi autuado por não cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e apresentar 66,95 kg de carne vencida.

Os outros três supermercados foram notificados por problemas encontrados e apenas o Colégio La Salle Abel (Avenida Roberto Silveira, 29, Icaraí, Niterói), que havia sanado as irregularidades notificadas em fiscalização anterior, não apresentou problemas durante a inspeção de agentes da autarquia de proteção e defesa do consumidor a nível estadual.

No entanto, o pior cenário foi encontrado pelos ficas foi em uma filial dos supermercados Rede Economia, localizado na Avenida Central Ewerton Xavier, 2338, em Itaipu. O estabelecimento foi autuado devido à estas irregularidades.

No estabelecimento foram encontrados aproximadamente 66,95 kg de carne vencida na câmara de refrigeração - algumas estavam com prazo de validade expirado desde dezembro de 2018. Além disso, havia 68,75kg de alimentos na câmara de congelados sem especificação sobre a data de fracionamento, manipulação e sem apresentar a nova data de validade.

Outro problema encontrado pelos agentes foram os 48 kg de carne moída encontrada na área de venda em um balcão frigorífero. Vale lembrar que, no estado do Rio, a carne moída só pode ser vendida se ela for moída na presença do cliente ou se ela já vier moída e embalada do fornecedor.

Entre as outras irregularidades encontradas nos supermercados vistoriados está, ainda, a ferrugem nos equipamentos, ausência de telas de proteção nos ralos e janelas, produtos armazenados de maneira incorreta e problemas estruturais, como: acúmulo de água nos pisos, paredes descascando, piso quebrado e rugoso.

Matérias Relacionadas