São Gonçalo processará Ampla por danos financeiros
A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo registra um prejuízo de mais de R$ 200 mil nos cofres públicos por mês, devido aos danos causados pelas manutenções mal feitas pela concessionária Ampla na cidade. O anúncio foi feito ontem pelo secretário da pasta, Francisco Rangel, que garantiu que vai entrar com uma ação judicial na próxima segunda-feira contra a prestadora de serviço. Um laudo técnico foi montado nos bairros Antonina, Jardim Catarina e Guaxindiba, onde ficaram constatados danos nas lâmpadas, reatores, relé e nos cabos.
“A Prefeitura estima um prejuízo na cidade de mais de R$ 200 mil por mês nos cofres públicos por causa da referida empresa. Vamos entrar com uma ação na próxima segunda-feira para buscarmos o ressarcimento dessa dívida”, declarou o secretário da pasta, Francisco Rangel, acrescentando que se a empresa faz algum reparo no poste de iluminação e deixa a luz acesa dia e noite quem paga a conta é a Prefeitura.
O departamento de Iluminação Pública registrou só no mês de março a troca de mais de 1.700 pontos de iluminação, mesmo no período chuvoso. O trabalho está sendo realizado visando melhorar a iluminação dos logradouros públicos e proporcionando, assim, mais segurança à população.
De acordo com o subsecretário e coordenador do departamento de Iluminação Pública, Pitter Miranda, a concessionária fica com aproximadamente 67% do valor faturado na iluminação pública no município.
“No consumo de energia da cidade a Prefeitura tem o saldo de 33% na iluminação pública para a manutenção e reparos da iluminação, 60% desse repasse é do consumo de energia das próprias luminárias da concessionária e mais uma taxa de 7% do valor final faturado. Com isso, o nosso prejuízo é muito grande. Nós realizamos os reparos e a Ampla vai lá e danifica o trabalho”, declarou.
A solicitação de reparos pode ser feita pelo site da Prefeitura (www.pmsg.gov.br). Além da internet, o departamento disponibiliza o Disque Iluminação: 2199-6367/2605-7799.