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Energia legal da Enel remove aproximadamente 260 furtos e fraudes em saquarema

A iniciativa visa aproximar os serviços oferecidos pela distribuidora aos clientes.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de fevereiro de 2025 - 17:35
Enel Distribuição Rio
Enel Distribuição Rio -

Companhia também realizou o atendimento móvel com a troca de titularidade, troca de lâmpadas, religações, negociações de débitos com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.

Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa. Rio de Janeiro, 3 de fevereiro de 2024 – O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio durante a semana passada em Saquarema, identificou e removeu aproximadamente 260 irregularidades na medição de energia de unidades residenciais e comerciais.

Durante o Energia Legal, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 67 clientes do município, que puderam solicitar a segunda via da conta e troca de titularidade, entre outros serviços. Além disso, foram realizadas sete negociações de dívidas, permitindo aos clientes a regularização de seus débitos.

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 74ª edição, já identificou cerca de 27,9 mil furtos e fraudes de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de novembro de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, disse Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%.

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Energia Legal

As ações fazem parte da 1ª edição do projeto Energia Legal em 2025, da Enel Distribuição Rio, que aconteceu na semana passada, em Saquarema, na região dos Lagos. Durante a iniciativa, os moradores tiveram acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficaram localizadas em diferentes pontos da cidade.


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Nessas unidades, os clientes puderam solicitar serviços como a segunda via da conta, troca de titularidade, troca de lâmpadas, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.

Consumo consciente de energia

A Enel Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 90 pessoas por meio de palestras educativas e realizou a troca de 124 lâmpadas por outras do modelo LED, mais eficientes e econômicas. Além disso, a distribuidora forneceu informações e atendimentos para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

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