Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

'Uma casa portuguesa, com certeza!'

: Caneco Gelado do Mário tem gastronomia em três ambientes ideais para belas fotos no centro da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Lívia Mendonça | 22 de novembro de 2023 - 15:26
Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

No dia 22 de novembro de 1969, o português Mário Martins, conhecido carinhosamente como Seu Mário, que veio ainda garoto para a cidade de Niterói, inaugurou o tradicional bar batizado como Lanchonete Ponte Rio Niterói. A mudança de nome para Caneco Gelado do Mário veio alguns anos depois, após começar a servir cerveja em canecas de alumínio. Além da bebida gelada, Mário também ficou conhecido pela qualidade do tradicional bolinho de bacalhau, no qual os truques da preparação ele guarda a sete chaves.

Para o gerente Felipe Elias, o bolinho de bacalhau segue sendo o carro-chefe da casa, mesmo que seja difícil de elencar os melhores entre tantos salgados diferenciados.

"Nós trabalhamos com salgados e pratos especializados em frutos do mar, também trabalhamos com carne, mas é um percentual pequeno, porque a casa é portuguesa e toda voltada para essa especialidade. Nós também trabalhamos com salgados e os mais tradicionais são a empada de camarão, o bolinho de bacalhau e os pastéis de camarão e siri. O mais famoso é o bolinho de bacalhau, muita gente vem aqui por causa dele, mas os demais salgados são tão diferenciados quanto, então eu que conheço a casa não posso deixar de falar dos demais", afirmou o gerente.

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

No início, eram vendidos apenas pizzas e alguns peixes como tira gosto. Com o passar dos anos, a culinária da casa passou a ter frutos do mar, que caiu no gosto dos clientes e transformou o local no grande sucesso que é até hoje.

Ao longo dos anos, o bar, que fica localizado no centro da cidade e antes contava apenas com a calçada e o tradicional balcão do Seu Mário, passou a ter três ambientes, ampliando o público fiel que frequenta o local. A qualidade e empenho na execução dos pratos são reconhecidos pelo público e também valorizados através dos muitos prêmios que o empreendimento coleciona.

História de sacrifícios

Nascido em Fafe, distrito de Braga, no Norte de Portugal, Mário Martins cuidava de ovelhas, quando, no ano de 1953, seus pais vieram para o Brasil, mais especificamente para o Rio de Janeiro. A família foi morar no Morro da Providência e, ainda menino, Mário foi ser lavador de pratos no restaurante Arouca, em Copacabana, onde trabalhava em cima de uma caixa de coca-cola para conseguir alcançar a altura da pia.

Mário passou a ajudante e depois foi promovido a garçom da Churrascaria Jardim, na Zona Sul do Rio. Mas foi em 1969 que tudo mudou, quando o português atravessou a baía e inaugurou a lanchonete Ponte Rio Niterói, onde funciona o Caneco até hoje. Em seu primeiro empreendimento eram servidos pizzas, petiscos e suco de laranja.

Quando o comércio lançou os canecos de alumínio, Mário comprava e os colocava dentro da geladeira, para servir a cerveja estupidamente gelada. O sucesso foi tão grande que os clientes chegavam ao bar já pedindo um caneco gelado, fazendo com que Mário conseguisse comprar, financiada, sua primeira loja.

Foi então que o português resolveu mudar o nome do estabelecimento para Caneco Gelado do Mário, que está presente na cidade de Niterói há mais de 50 anos.

Prêmios e homenagens

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

O bar e restaurante possui uma parede lotada de prêmios e homenagens, como o Projeto de Lei 8.649/2019, sancionada pelo governador da época, Wilson Witzel, que declarou o Caneco Gelado do Mário como patrimônio cultural de natureza imaterial do Rio de Janeiro. O projeto, de autoria dos deputados estaduais Bagueira (SDD) e Waldeck Carneiro (PT), também homenageou o comerciante Mário Martins Ribeiro Carvalho com a medalha Tiradentes.

Local Instagramável

Com uma decoração portuguesa e um espaço aconchegante recheado de memórias, o bar é considerado um ambiente instagramável da cidade-sorriso, contando até mesmo com um totem do fundador, Seu Mário, para quem queira registrar a visita ao lado dessa figura tão conhecida pelos niteroienses.

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

Para conseguir uma boa foto, mesmo estando sozinho no local, é importante contar com uma boa dose de criatividade. As cores vibrantes das paredes funcionam como ótimos cenários para os registros fotográficos. Basta encontrar uma boa luz e posicionar o celular em um ângulo que ressalte as belezas do lugar.

O famoso Seu Mário

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

Querido na cidade, o Seu Mário, como é conhecido, sempre fez questão de preparar os alimentos com muito carinho e ir à mesa cumprimentar os clientes, para garantir a satisfação de todos.

Hoje, aos 81 anos, o português vem sendo referência para funcionários e clientes, que veem em Mário uma figura imponente ao mesmo tempo em que se faz próximo do público ao qual tanto valoriza.

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

Funcionário do Caneco desde 2015, o atual gerente, Felipe Elias, 39, contou um pouco de sua experiência à frente do bar e restaurante e de como o exemplo do Seu Mário o acompanha diariamente através dos muitos ensinamentos.

"Foi uma coisa totalmente diferente para mim, porque saí da minha área, sou advogado. Foi uma experiência nova, aprendi e aprendo muitas coisas com Seu Mário ao longo de todos esses anos, porque ele sempre dedicou a vida dele ao estabelecimento, ao crescimento do Caneco, e a preocupação dele sempre foi com os clientes, o bom atendimento", disse Felipe.

Cliente antigo e grande admirador do Seu Mário, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, Carlos Alberto da Silva, 69 anos, continua frequentando o Caneco Gelado do Mário, em Niterói, mesmo sendo morador da cidade do Rio de Janeiro.

Imagem ilustrativa da imagem 'Uma casa portuguesa, com certeza!'

"Cada vez que venho aqui é uma experiência diferente. Existem dois tipos de estabelecimento, um que não precisa do dono e um que precisa, como é o caso do Caneco. O Mário dá vida ao ambiente, pela preocupação com os clientes, o contato, a atenção, alegria. Sempre conversou comigo, tanto ele quanto a esposa dele, dona Sueli", disse o cliente.

Para o cliente, são muitas as qualidades que tornam o bar um local de excelência. "O diferencial sempre foi o Mário e também a culinária de frutos do mar, portuguesa, que não é em qualquer lugar que você encontra. Continuo frequentando até hoje pelo ambiente, o tipo de atendimento, o serviço, a gastronomia e as boas lembranças de muitos momentos bons aqui", declarou Carlos Alberto.

Matérias Relacionadas