Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Defensoria tem novo endereço

Núcleo da Família de Alcântara, que funcionava na Rua da Feira, está em via do Colubandê

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de agosto de 2015 - 22:55

Defensores inauguraram o novo local, que tem melhores condições de atendimento, ontem

Foto: Alex Ramos

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, ontem, as novas instalações do Núcleo da Família da Regional Alcântara, que passa a funcionar na Rua Expedicionário Ary Rauen, 41, Colubandê, em São Gonçalo. De acordo com a defensora pública Anick Quintanilha, as antigas instalações, em um prédio comercial em Alcântara, não comportava mais o número de pessoas, cerca de 100 que eram atendidas por dia.

Segundo Anick, a população vai ganhar muito com o novo núcleo, que começa a funcionar hoje. “O local é próximo ao fórum, bem servido de transporte público e tem espaço para mediações. Além disso, oferece acessibilidade aos portadores de deficiência, algo que não tínhamos na antiga instalação”, afirmou.

O defensor público-geral, André Castro, participou da solenidade de inauguração e disse que a nova sede é mais adequada ao atendimento. “A população ganha porque o serviço, que já é muito procurado, pode ser feito de maneira mais ágil e confortável para atender um número ainda maior de pessoas”, explicou.

De acordo com André, atuará no local uma defensora, uma equipe de três servidores e oito estagiários. “Temos verificado um aumento significativo no Estado inteiro pelo serviço da Defensoria Pública. Na Vara de Família, como é o caso deste núcleo, a procura tem crescido especialmente para pensões alimentícias. A Defensoria é serviço de assistência jurídica gratuita para pessoas que não podem pagar por um advogado e nem pelas custas do processo”, esclareceu.

Dias e horários de atendimento ao público

A Defensoria Pública atua junto aos órgãos do Poder Judiciário em núcleos regionais para primeiro atendimento e aconselhamento jurídico e em núcleos especializados para o atendimento em temas específicos.

Na área de família, é possível entrar com ações referentes a pensão alimentícia, separação, divórcio, união estável, regulamentação de visitas, investigação de paternidade (DNA), guarda, adoção, entre outras.

O núcleo está aberto às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 18h; e às terças e quintas, das 7h às 18h. Para mais informações sobre quais as documentações necessárias, basta ligar para o 129.

Matérias Relacionadas