Lojistas do Centro de São Gonçalo denunciam aumento de furtos
Moradores também temem andar pelo local à noite
Lojistas dos estabelecimentos do Centro de São Gonçalo estão vivendo momentos de verdadeiro terror. Alguns estão sendo vítimas de furtos e parte dos crimes ocorre durante o horário de serviço. Uma quadrilha, formada por, pelo menos, cinco criminosos, entra nas lojas e, sem ninguém ver, pega algum produto ou peça. Os casos foram registrado por imagens de câmeras de segurança desses locais.
"Já fizemos até um boletim de ocorrência sobre o caso. Isso aconteceu com umas cinco lojas daqui. Os criminosos são pessoas normais, bem afeiçoadas. Eles entram como se fossem olhar os produtos e furtam o local, ninguém percebe nada. A gente só descobre depois vendo as câmeras", afirmou uma vendedora, que preferiu não se identificar.
Os crimes ocorrem à luz do dia, mas também há aqueles que ocorrem na calada da noite. Muitos são feitos por moradores de rua. "Já me furtaram aqui três vezes em menos de seis meses. Os moradores de rua, muitos usuários de drogas, vêm aqui, pulam o muro da clínica e furtam ar condicionado, fiações e outros equipamentos. Eles vendem o que furtam e conseguem dinheiro. Nada é feito pelas autoridades, não sei mais o que fazer!", disse o dono de uma clínica odontológica, que fica no Centro do município.
Transeuntes e moradores também não têm se sentido seguros. Alguns têm medo de andar na rua à noite e serem assaltados. "Eu moro aqui no Centro e é impossível andar por aqui depois que o comércio fecha. É uma sensação de abandono constante, uma insegurança absurda. Eu não vejo a hora de investirem em acolhimento para esse pessoal que mora nas ruas, principalmente, dar um lar digno para eles e que ajude até nessa questão da insegurança. Eu mesma já vi usuários de drogas que moram aqui pelas ruas roubando grade de hidrômetro, cabo de cobre de ar condicionado, grades de portão, tudo para vender. Está bem complicado!", disse uma moradora do bairro.
Em matérias anteriores, O SÃO GONÇALO mostrou alguns locais em que a presença de pessoas em situação de rua é maior. Uma das ruas mais comentadas é a Rua Aluísio Neiva, no Centro, que já foi considerada uma rua de moradias de alto padrão, chegando a ser apelidada de 'Rua dos Magnatas'. A via hoje é tomada por usuários de drogas em toda sua extensão. O ponto é estratégico, já que se localiza próximo ao Escadão do Menino Deus, comunidade onde é possível obter o crack.
Além deste local, os dependentes químicos são observados ainda na lage da Casa de Artes Villa Real, no Zé Garoto; nos arredores do extinto Ciep 437 - Chanceller Willy Brandt, em Neves, e ao lado do Detran de Neves, na Rua José Augusto Pereira dos Santos, dentre outros locais.
Procuradas sobre a situação dos furtos, nem a Polícia Militar nem a Prefeitura Municipal se manifestaram sore o caso até o momento.
Confira matérias anteriores sobre o tema:
Cracolândias se expandem para diferentes bairros de São Gonçalo