Motociclistas protestam e denunciam excessos de PMs no Salgueiro
Segundo alguns manifestantes, há policiais invadindo casas e pegando produtos nas dispensa e geladeira
Moradores do Jardim Catarina e do Complexo do Salgueiro, se reuniram nesta quinta-feira (16), para realizar uma manifestação contra a presença fixas de policiais nos bairros, o que vem acontecendo desde terça-feira (14). O ato começou por volta das 14 horas, e aconteceu em locais como Itaúna e BR101 (Niterói-Manilha).
De acordo com participantes, a ideia era se manifestar contra invasões de polícias em suas casas, que se segundo eles, vem acontecendo constantemente nesses locais, onde as pessoas saem para trabalhar e voltam com suas moradias reviradas.
“Os moradores saem pra trabalhar e quando voltam, suas casas estão todas arrombadas, porta no chão, e são os policiais que estão fazendo isso. Eles se aproveitam de operações e roubam biscoito, danone, quebram televisão e fazem o que quiserem.”, disse um manifestante.
Leia mais
Segurança quer botar 'água no chope' e prender aniversariante 'Rabicó' em SG
Ação da PM deixa três acusados de tráfico mortos no Salgueiro, em SG (vídeos)
PM realiza operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
Homem morre e outro fica ferido nesta quinta, no Salgueiro
O ato contou com diversos moradores, que usaram suas motocicletas para participar. Segundo relatos, eram mais de 100 motos participando do protesto. Ainda de acordo com os manifestantes, o protesto foi 'vigiado' e cercados por muitos policiais.
A Polícia Militar, em nota, informou que "nenhuma das unidades da Corporação envolvidas na operação realizada na quarta-feira (15/06) no Complexo do Salgueiro recebeu comunicação relacionada a possível desvio de conduta de policiais que participaram da ação". Ainda na nota a PM afirmou que "não compactua com excessos ou eventuais desvios de conduta praticados por seus integrantes. A Polícia Militar mantém ao dispor da população seus canais de atendimento para verificar a veracidade dos relatos com isenção, punindo com rigor quando comprovados os fatos".
Confira a nota na íntegra
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, nesta quinta-feira (16/06), equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apoiaram ao 7ºBPM (São Gonçalo), com policiamento distribuído entre a BR-101 e os acessos às comunidades do Complexo do Salgueiro acompanhando manifestação popular. Até o momento, a manifestação ocorre sem alterações.
Cabe acrescentar que nenhuma das unidades da Corporação envolvidas na operação realizada na quarta-feira (15/06) no Complexo do Salgueiro recebeu comunicação relacionada a possível desvio de conduta de policiais que participaram da ação.
O comando da Corporação esclarece que não compactua com excessos ou eventuais desvios de conduta praticados por seus integrantes. A Polícia Militar mantém ao dispor da população seus canais de atendimento para verificar a veracidade dos relatos com isenção, punindo com rigor quando comprovados os fatos.
A Corregedoria da Polícia Militar atende a população por meio do telefone (21) 2725-9098, pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br, ou ainda, pelo WhatsApp da Corregedoria (21) 97598-4593.
O comando do 7ºBPM (São Gonçalo) intensificou o patrulhamento na região do Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, onde neste feriado um criminoso da localidade pretendia realizar um evento não autorizado. Para coibir a movimentação desses grupos criminosos, o 7ºBPM mantém na região uma ocupação com reforço de unidades subordinadas ao 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) em pontos estratégicos por tempo indeterminado. Até o momento, não há registro de confronto envolvendo as equipes da unidade. Em operação realizada na quarta-feira (15/06), um indivíduo foi preso e um fuzil apreendido.
Nesta quinta-feira (16/06), equipe do 7ºBPM que estava em patrulhamento nas imediações do Condomínio da Marinha, no Complexo do Salgueiro, relatou ter sido atacada a tiros por um grupo de criminosos, mas que não houve confronto. Em seguida, outra equipe foi acionada para verificar a ocorrência de um homem ferido por disparo de arma de fogo que estava em atendimento no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT). A vítima informou ter sido atingida próximo ao Condomínio da Marinha. Outro indivíduo ferido foi conduzido por familiares ao Pronto Socorro de São Gonçalo, onde foi constatado o óbito. Os policiais foram informados que o homem foi atingido na Estrada das Palmeiras. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
*Estagiário sob supervisão de Thiago Sores