Furtos e roubos no comércio do Centro de São Gonçalo continuam mesmo após denúncias
Reclamações dos lojistas têm aumentado cada vez mais, principalmente no período da noite
A sensação de medo e insegurança vivida pelos comerciantes do Centro de São Gonçalo continua crescendo enquanto mais lojas e estabelecimentos são furtados por criminosos. Alguns crimes acontecem em plena luz do dia e outros na parte da madrugada, quando os criminosos aproveitam o silêncio e as ruas desertas para invadirem as lojas e furtarem equipamentos, dinheiro e eletrodomésticos.
No mês passado, O SÃO GONÇALO divulgou reclamações de responsáveis de estabelecimentos de diversos setores que têm sido vítimas de furtos e assaltos na localidade.
Comerciantes do Centro de São Gonçalo reclamam de roubos e furtos
Localizada na Rua Salvatori, uma ótica também entrou para a lista de estabelecimentos roubados no Centro de São Gonçalo. Segundo uma das funcionárias da loja, houve um acidente que acabou amassando uma das portas do estabelecimento e acabou facilitando o acesso dos criminosos, que furtaram praticamente todo o mostruário de óculos e lentes da loja.
"Na verdade houve um acidente e depois aconteceu o furto. A gente aqui já pediu para ter mais policiamento. O policiamento aqui está muito fraco, aqui no final da tarde, início da noite é bem complicado, bem deserto, sem segurança nas redondezas. Durante o dia eles até ficam por aqui, mas seria bom ter mais policiamento por volta desse horário do fim de tarde e também de noite", disse a atendente.
De acordo com ela, o restaurante localizado logo no outro lado da rua também foi assaltado pelos criminosos. Questionado sobre o ocorrido, um dos donos do estabelecimento informou apenas que os criminosos invadiram o local e roubaram o dinheiro que estava no caixa e uma das televisões do restaurante.
Lojistas do Centro de São Gonçalo denunciam aumento de furtos
Alguns moradores da região e comerciantes acreditam que os assaltos sejam cometidos pelos usuários de drogas que ficam pela localidade, principalmente na Rua Aluísio Neiva, que já chegou a ser, no Centro, considerada uma rua de moradias de alto padrão, recebendo o apelido de 'Rua dos Magnatas'. Muitos dos usuários de drogas ficam no local por ser um ponto estratégico, já que é próximo ao Escadão do Menino Deus, comunidade onde é possível obter os materiais ilícitos.
SÃO GONÇALO PRESENTE REFORÇA SEGURANÇA DURANTE O DIA
Na manhã desta quarta-feira (20), alguns poucos usuários estavam localizados em uma curta travessa de frente para a Rua Aluísio Neiva. O motivo é que policiais do programa São Gonçalo Presente estavam reunidos em um dos acessos à rua, perto de um dos pontos de maior concentração dos usuários, assim inibindo a ação dos usuários.
Dona de uma barraca de doces na Aluízio Neiva, Fátima da Silva, diz que ainda não foi vítima de assaltos, mas têm ouvido bastantes relatos sobre a falta de segurança na região. "Graças a Deus, desde que eu comecei a trabalhar aqui nunca passei por uma situação dessa, mas tem bastante comerciante reclamando que foi assaltado, na rua do Rodo, na Rua da Prefeitura. Têm pessoas que evitam passar por aqui de noite por causa dos assaltos, então é complicado. De dia, parou um pouco porque ficam uns policiais do Segurança Presente aqui, mas de noite fica difícil.", disse.
PM PROMETE REFORÇO NO PATRULHAMENTO
Questionada, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que "o 7ºBPM (São Gonçalo) direciona ações ostensivas para toda a região do município de São Gonçalo, sendo feitas rondas de forma dinâmica. O policiamento ostensivo está nas ruas para prevenir e coibir quaisquer delitos, realizando prisões em flagrante quando um ilícito é constatado ou por cumprimento de mandado de prisão em aberto."
Suspeito é baleado e fuzil é apreendido em operação da PM em São Gonçalo
Ainda segundo a assessoria, "O patrulhamento será reforçado no local por equipes da Operação São Gonçalo Presente. A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Ordem Pública, informou "que a Guarda Municipal, em parceria com a Operação São Gonçalo Presente, já atua no quarteirão do Shopping Comercial, no Centro da cidade, com objetivo de coibir práticas criminosas."