Quatro foragidos ligados a "Faraó das Bitcoins" são presos na República Dominicana
Apesar da prisão, dois dos suspeitos foram liberados
Foram presos nesta quarta feira (31/08), na República Dominicana, quatro pessoas acusadas de envolvimento no esquema de fraudes financeiras organizado por Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó das Bitcoins".
Foragidos desde o ano passado,os suspeitos foram detidos em ação conjunta da Polícia Federal com a Interpol. A PF havia expedido, em 2021, mandados de prisão para os quatro, como parte da Operação Kryptos, que investiga esquemas de fraude e lavagem de dinheiro no mercado de criptoativos.
Segundo informações da Polícia, dois deles tiveram seus processos de extradição iniciados. Apesar disso, seus companheiros foram liberados da prisão graças a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que derrubou seus mandados.
Glaidson está preso desde agosto de 2021. De acordo com o inquérito da Operação, ele prometia lucros de 10% ao mês nos contratos da GAS Consultoria, mas não reaplicava o valor investido pelos clientes. Além da acusação de pirâmide, o "Faraó" também é suspeito de ter ordenado o homicídio de concorrentes no mercado de investimento em bitcoins.