Barricadas do tráfico: insegurança e transtorno em comunidade de São Gonçalo
A entrada de carros de aplicativo e outros serviços de entrega tem sido dificultada por novos obstáculos colocados pelos traficantes

Insegurança e tensão são sentimentos compartilhados por moradores da comunidade do Galão, no Barro Vermelho, em São Gonçalo, há vários anos devido à histórica presença do tráfico no local. No entanto, na última semana, estes sentimentos tem sido potencializados com a colocação de novas barricadas nos principais acessos à comunidade, segundo denúncias.
A entrada de carros de aplicativo e outros serviços de entrega tem sido dificultada por novos obstáculos colocados pelos traficantes nas ruas Alberto Pitta, Travessa Areal, Travessa Marques e outras vias circunvizinhas.
Ainda de acordo com as denúncias, a constante presença de traficantes armados em pontos estratégicos da comunidade, mesmo à luz do dia, também tem aumentado a insegurança.
Em nota, a Polícia Militar informou que "o 7ºBPM (São Gonçalo) realiza ações para prevenir e coibir as investidas criminosas que afetam a livre circulação das pessoas, assim como o deslocamento de veículos de prestadores de serviços, além de fazer a retirada de obstáculos colocados em vias públicas ("barricadas").
PM faz operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
As ações, incluindo aquelas para remoção de "barricadas", são planejadas seguindo informações oriundas de denúncias e do Setor de Inteligência, sendo respeitadas as determinações atualmente vigentes e contando com o apoio de maquinário adequado para retirada de tais artefatos.
Ressaltamos, ainda, que as unidades da Corporação seguem planejamento prévio e protocolos técnicos para atuar em comunidades, como no caso da região mencionada, tendo como preocupação central a preservação de vidas - da população local e de policiais militares envolvidos na ação.
A Polícia Militar ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central 190, bem como do Aplicativo 190, disponível nas plataformas Android e IOS, que é mais um canal para esse breve e imediato acionamento pelo cidadão".