Advogado é preso após tentativa frustrada de transferir Rogério 157 para presídio no Rio
Além dele, policial civil também é acusado de envolvimento em esquema
A Polícia Civil interrompeu, nesta terça-feira (17/01), uma tentativa irregular de transferir Rogério Avelino da Silva, conhecido como Rogério 157, de um presídio em Rondônia para o Rio. O advogado de Rogério, que é condenado por tráfico de drogas, foi preso e um policial civil está sendo procurado por acusações de envolvimento no esquema.
De acordo com a Corregedoria-Geral e a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil, que realizaram a prisão, os acusados planejavam oferecer um "pagamento vultoso” ao profissional responsável por apurar o risco da transferência prisional. A negociação, que foi gravada, tinha o objetivo de aliciar o analista e facilitar que o acusado de tráfico preso fosse trazido para um presídio no Rio de Janeiro.
As conversas que explicitavam a negociação irregular foram gravadas. O advogado Josué Ferreira dos Santos teria tido a ajuda de um agente da Delegacia da Mulher de São João de Meriti, Mario Augusto Bernardo Junior, acusado de intermediar o contato entre a defesa de Rogério 157 e o analista da transferência.
Josué foi preso e Mario Augusto está sendo procurado. A Polícia informou que os endereços dos suspeitos e escritórios de advocacia serão alvos de buscas para auxiliar nas investigações do crime.
Rogério 157 está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, desde janeiro de 2018. Ele é acusado de chefiar o tráfico de drogas na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e tem quatro condenações por tráfico e corrupção.