Polícia derruba pelo menos seis balões no Jardim Catarina
Captura foi feita com helicópteros

Pelo menos seis balões que sobrevoavam São Gonçalo, na manhã deste domingo (26), foram derrubados por agentes da Polícia Ambiental. Os objetos, confecionados em papel e lançados habitualmente, por grupos clandestinos, através do aquecimento de 'buchas' com fogo, estavam flutuando sobre o bairro Jardim Catarina, quando foram localizados e recolhidos pelos oficiais.
Segundo informações da Polícia Militar, a ação foi realizada com apoio de uma equipe do Grupamento Aeromóvel (GAM), que enviou helicópteros para recolher os objetos. As aeronaves precisaram fazer algumas manobras para conseguir derrubar os balões sem causar danos às áreas de vegetação por onde voavam.
Leia também:
➢ Idosa é encontrada morta com golpes de garfo no pescoço
➢ PM prende homem com pistola e granada na Zona Norte do Rio

Para isso, foi utilizada uma técnica chamada "downwash", em que os pilotos utilizam s hélices do helicóptero para provocar uma súbita mudança na direção de ar sobre o balão, que acaba 'estourando' e sendo consumido pelas chamas enquanto ainda está no ar.
Não há relatos de presos ou suspeitos pela prática, que é considerada crime ambiental. Tanto a confecção como a soltura de balões são proibidas e podem acarretar pena de um a três anos de prisão, além da cobrança de multas.
Matérias Relacionadas

Polícia Civil realiza operação e prende cinco pessoas por furto de água e energia em Santa Cruz
Na ação, foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais

Três pessoas morrem e uma fica ferida após ataque a tiros em bar na Zona Oeste do Rio
A vítima socorrida ao hospital foi identificada como suboficial da Marinha

Homem suspeito de envolvimento em homicídio é preso na Praia de Ipanema
João Victor Dias da Matta foi detido enquanto estava na praia, após ser investigado pela Delegacia de Homicídios
