PM do Rio tirou mais de 32 mil criminosos da rua em 2023
Dentre os armamentos, 492 fuzis foram arrecadados
A Secretaria de Estado de Polícia Militar no Rio de Janeiro divulgou o balanço de prisões e apreensões de armas em 2023, no estado do Rio. Somente as equipes da corporação retiraram 32.609 criminosos das ruas - sendo 4.074 por cumprimento de mandado de prisão em aberto -, além de apreenderem 4.243 adolescentes infratores.
Também foram arrecadados 5.810 armas de fogo, dentre elas 492 fuzis de guerra (138 a mais que em 2022), idênticos aos utilizados por grupos paramilitares ao redor do mundo.
Leia também:
➢ PRF apreende fuzis, carregadores, munições e coletes balísticos após perseguição na Avenida Brasil
➢ Homem é preso acusado de submeter mulheres e menores à exploração sexual
"Nossos policiais trabalham nas ruas ininterruptamente de maneira preventiva, visando impedir que criminosos coloquem em prática suas intenções contra a sociedade. Essa atuação requer muita dedicação de nossas equipes, assim como muito planejamento e estratégia, num pacote de esforços contínuo para retirar armas e indivíduos causando o menor impacto possível à rotina da população", destacou o secretário de Estado da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Os impactos dessa atuação se refletiram diretamente em importantes índices de criminalidade. De acordo com o Instituto de Segurança Público (ISP), em novembro de 2023 foi registrado o menor número de roubos de rua dos últimos 19 anos.
Juntos, os roubos de aparelhos celulares, os roubos a transeuntes e os roubos em coletivos apresentaram redução de 11% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação do acumulado do ano, no período entre janeiro e novembro, a queda foi de 17% (9.560 roubos a menos no ano).
Todos esses esforços e resultados ocorreram acompanhados de um fator importante: a letalidade violenta apresentou o menor número de vítimas em 32 anos, quando comparado o acumulado de janeiro a novembro de 2023 e 2022.
Investimento em logística e tecnologia
Como aliado ao planejamento da SEPM, o comando da corporação esteve em diversas frentes de investimento: mais de 30 mil policiais militares capacitados em treinamento; 12.619 câmeras de uso individual implantadas e outras 290 em fase de implantação; Programa 190 Integrado em funcionamento; desenvolvimento de aplicativos de segurança para motoristas de Uber e 99 Táxi; aquisição de 440 viaturas semiblindadas, 33 mil pistolas, mais de 600 fuzis, 1.342 capacetes e 20 mil coletes balísticos.