Operação na Maré deixa um policial do Bope morto e criminosos incendeiam ônibus
Rio de Janeiro teve dia de violência
A operação da Polícia Militar, no complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou um agente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) morto e outro ferido. Houve também duas mortes de suspeitos, sendo que um deles seria segurança do gerente do tráfico da região. Em contrapartida à operação, bandidos fecharam a Avenida Brasil e Linha Vermelha no final desta manhã. Um ônibus que passava pela Avenida Brasil foi incendiado por criminosos na pista sentido Zona Oeste, na altura da Vila João. O coletivo e uma carreta foram usados para bloquear o trânsito na via expressa.
Nas redes sociais muitas pessoas contaram o momento de pavor enquanto trafegavam pelas vias expressas da cidade do Rio.
Leia também
Policiais militares auxiliam parto emergencial dentro de carro de aplicativo em Niterói
Delegacia do Fonseca captura foragido da Justiça em Tanguá
"Indo para Botafogo e, do nada, escutando granada explodindo, Linha Amarela e Linha Vermelha fechadas por causa de tiroteio. Minha mãe, igual 'Velozes e Furiosos', dando ré na Brasil, ônibus pegando fogo", contou uma usuária do ‘X (antigo Twitter).
"Começar o dia fugindo de tiroteio na Linha Vermelha para lembrar a emoção de morar no Rio. Evitem a região", relatou outra.
"Operação na Maré parou TODO o trânsito na Avenida Brasil. Tá literalmente TUDO parado. Impressionante como essas operações prejudicam a vida de tantos trabalhadores. Tudo isso para matar soldados do tráfico que são substituídos no segundo seguinte e sequer enxugam gelo", desabafou uma terceira usuária.
Outra força do estado que atua na localidade é o 22° BPM. durante a Operação foram apreendidos carros e localizado um esconderijo de drogas. Segundo a PM, o local também era usado para embalar drogas. Também foram presos dois suspeitos e uma pistola que estava sobre a posse de um deles.
A operação causou a suspensão de 43 escolas municipais. A Fiocruz também foi afetada, as pessoas que já estavam no local foram orientadas a permanecerem por segurança.
Aumento de facções no Rio de Janeiro
De acordo com o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve como base os dados das polícias do Rio, divulgado em abril deste ano, indica que o número de regiões dominadas pelo tráfico aumentou quase 17% em quatro anos. No estado tem aproximadamente 116 mil criminosos, segundo fontes ligadas à polícia.
As informações que estão presentes no relatório apontam que a maior facção do estado é o Comando Vermelho (CV), atuando em 1.028 comunidades. Já o Terceiro Comando Puro (TCP) está presente em 294 localidades.
Além deles, o documento também cita o crescimento das milícias,que ocupam 282 localidades e conseguiram manter suas áreas de domínio nos últimos 4 anos. Esses dados evidenciam a situação de violência que está presente no estado do Rio de Janeiro, como o acontecimento desta terça-feira, na Avenida Brasil.