Operação da Polícia Civil mira um dos maiores distribuidores de cigarros eletrônicos do Rio
No local, foram encontrados cerca de quatro mil cigarros eletrônicos de diversos tipos e marcas
Policiais Civis da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (DECON) realizaram na tarde desta terça-feira (18) uma operação que desmantelou um dos maiores distribuidores de cigarros eletrônicos (vapes) do Estado do Rio de Janeiro.
As investigações da especializada levaram os agentes a uma sala comercial localizada dentro de um shopping na Rua Armando Lombardi, na Barra da Tijuca. No local, foram encontrados cerca de quatro mil cigarros eletrônicos de diversos tipos e marcas, avaliados em mais de quatrocentos mil reais.
Leia também:
Gerente e supervisor são presos por venda de produtos impróprios ao consumo em Niterói
Rio tem mais de 3 mil oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz
O local funcionava como um centro de distribuição e logística de cigarros eletrônicos, que eram vendidos tanto no atacado quanto no varejo pela internet. Dois funcionários presentes na sala comercial foram detidos e conduzidos à DECON, onde foram autuados em flagrante pelo crime de contrabando. A pena para esse crime pode chegar a cinco anos de reclusão. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da justiça.
Proibição da ANVISA
Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proíbe a comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, a Diretoria Colegiada da ANVISA reafirmou por unanimidade essa proibição, citando estudos recentes que comprovam os malefícios provocados por esses dispositivos.