Dólar R$ 5,7558 | Euro R$ 6,199
Search

'Leozinho', da Vila Ipiranga, em Niterói, está entre os criminosos mais perigosos do país

Ligado ao 'CV' traficante está entre os 27 mais procurados do Brasil, em lista divulgada pelo ministro Sérgio Moro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de janeiro de 2020 - 18:41
A lista tem como foco criminosos condenados que agem em mais de um esgado
A lista tem como foco criminosos condenados que agem em mais de um esgado -

O combate às organizações criminosas contará com o apoio de mais uma ação conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e agentes de segurança pública federais e estaduais. A partir desta quinta-feira (30), está disponível no site do MJSP informações sobre 27 criminosos cuja prisão é estratégica para o enfraquecimento da atuação criminosa no país. Entre os mais procurados do país está um velho conhecido das forças de Segurança do Estado do Rio, Leomar da Silva Barbosa, o 'Leozinho', que de simples 'vapor', passou a chefiar o tráfico na Vila Ipiranga, no Fonseca, em Niterói e hoje é um dos articuladores do 'Comando Vermelho' (CV). em âmbito internacional.   

A lista dos procurados foi elaborada pela Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP). O banco com os nomes foi construído a partir de informações dos estados e também dados públicos, fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e teve como foco criminosos condenados por agirem em mais de um estado. A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional; rede de relacionamento; posição de liderança em organização criminosa violenta; capacidade financeira, entre outros.

Para a escolha dos nomes, foram ouvidos profissionais com experiência e atuação no enfrentamento a crimes violentos em diversas unidades federativas, além de agentes policiais estaduais e federal. É importante ressaltar que o projeto não leva em conta os criminosos com atuação local, bem como eventuais crimes que, embora graves, não possuam vínculo com organizações criminosas.

A lista será atualizada mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo contribuir com mais uma ferramenta na localização de criminosos para estados e DF.A população também poderá colaborar com denúncias e informações através dos números do Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros. Por contemplar nomes de criminosos de alta periculosidade, o MJSP recomenda que as abordagens sejam realizadas apenas pelas forças policiais.

Quem é - Leozinho da Vila Ipiranga é um velho conhecido das forças de Segurança Pública do Rio. Segundo levantamentos da Polícia Federal, ele atua em todos os estados do país e no Mercosul é é acusado por crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Membro da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, possui, segundo a polícia, conexão com as Farc e foi braço direito de Luis Fernando da Costa, o 'Fernandinho Beira-Mar'. Acusado de ser um dos operadores da Conexão Atibaia, onde era um dos responsáveis pela logística de operações envolvendo o envio de cocaína do Paraguai para um aeroclube em Atibaia (SP). 

Foi solto indevidamente do Presídio Estadual de Formosa em 2018, após o cumprimento de um Alvará de Soltura da Vara da Justiça Federal em Goiás. Havia outras duas condenações contra ele na 1ª Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 

Para saber quem são todos os procurados, é só clicar no link: https://www.novo.justica.gov.br/procurados/capa_interna

Matérias Relacionadas