Vulgo '500 Mortes' é procurado pela Polícia após morte de jovem no Rio
Crime aconteceu em 2016
O Portal dos Procurados divulgou nesta quarta-feira (10), um cartaz para ajudar a Polícia do Rio com informações que possam levar à prisão de Wallace Marcio de Oliveira, conhecido como '500 Mortes' ou 'Canhotinho', de 33 anos. Ele é apontado como um dos envolvidos na morte de Matheus Gomes Pinto Nobre, na Favela Eternity, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, em agosto de 2016. Wallace é considerado foragido da Justiça.
No dia 14 de agosto de 2016, no interior da Eternity, as vítimas Matheus Gomes Pinto Nobre e W.L.R, supostos integrantes da facção criminosa rival, denominada Comando Vermelho (CV), foram abordadas por traficantes da facção Amigo dos Amigos (ADA) e levadas ao interior da localidade para serem submetidos ao denominado “Tribunal do Tráfico”.
Ao chegar à favela, W.L. conseguiu se desvencilhar dos traficantes e fugir, enquanto Matheus Gomes foi levado para interior da comunidade, onde foi torturado e morto. O corpo do jovem foi ocultado no interior da Eternity ou no interior da Comunidade Bairro 13, não sendo encontrados até hoje os restos mortais, somente a sua blusa suja de sangue.
Segundo o processo que tramita na 1ª Vara Criminal da Capital, a família de Matheus chegou a oferecer dinheiro aos criminosos para recuperar o corpo da vítima, mas foi informada que o corpo não estava mais na favela. Eles chegaram até encontrar a blusa de Matheus no interior da favela, totalmente ensanguentada.
Em 2019, a Justiça aceitou uma denúncia contra os dois principais suspeitos do crime sendo um deles conhecido como 'Arafat', com o nome de Carlos José da Silva Fernandes, que comandava na época o Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Carlos José foi preso três meses após o crime, pelo BPVE, na Avenida Brasil, em novembro de 2016.
Diante dos fatos foi expedido mandado de prisão, pela 1ª Vara Criminal da Capital, pelo crime de homicídio qualificado, crime tentado, destruição; subtração ou ocultação de cadáver, associação para a produção e tráfico, condutas afins e corrupção de menores. O pedido de prisão preventiva, com validade até 2039, contra o acusado, Wallace Marcio de Oliveira, já está em vigor.
Contra o criminoso ainda constam mais três mandados de prisão, sendo um por condenação na Justiça, e duas preventivas. Este também já foi integrante de grupo de extermínio atuante na Baixada Fluminense em 2012.
Aqueles que tiverem qualquer informação a respeito da localização de '500 Mortes', pode denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp Portal dos Procurados (21) 98849-6099; pelo Facebook endereço: https://www.facebook.com/procuradosrj/, mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou pelo aplicativo para celular 'Disque Denúncia'. O Anonimato é garantido.
Todas as denúncias sigilosas sobre o caso serão encaminhadas para a DH da Capital.