Gerência-Executiva do INSS Niterói realiza mais de 175 mil atendimentos durante a pandemia
Unidade de Niterói foi a primeira no estado a retomar o atendimento em todas as agências

Desde setembro de 2020, a GEX Niterói voltou a ofertar, presencialmente, serviços à população do estado Rio de Janeiro. Os atendimentos administrativos e a perícia médica, que estavam suspensos desde março do último ano devido à pandemia da Covid-19, foram retomados nas agências vinculadas a esta Gerência-Executiva. Entre o mês de retomada e agosto deste ano, já foram contabilizados, no total, 175.650 atendimentos em todas as unidades.
A Gerência-Executiva Niterói conta com 14 agências, dessas, seis realizam o serviço de perícia médica. No dia 14 de setembro de 2020, todas as unidades foram reabertas, operando com atendimento administrativo. Nos dias 21 e 25 do mesmo mês, a perícia médica também passou a ser disponibilizada aos segurados.
Entre as unidades que realizam a perícia médica estão a as agências Niterói - Bairro de Fátima, São Gonçalo - Paraíso, Itaboraí, São Pedro da Aldeia, Araruama e Cabo Frio. Essas agências somam mais 48 mil atendimentos de perícia médica nos últimos 11 meses. Desse total, mais de 17 mil perícias foram realizadas apenas na unidade do Bairro de Fátima, em Niterói.
“A importância da reabertura de todas as nossas unidades foi enorme, pois conseguimos oferecer atendimento aos cidadãos do estado do Rio em um período bastante difícil, no qual a população precisava, mais do que nunca, do acesso aos serviços do INSS”, conta Marcus Vinicius Vasconcelos, gerente-executivo da GEX Niterói.
Entre todas as Gerências-Executivas do estado do Rio de Janeiro, Niterói foi a primeira a recuperar o atendimento administrativo, além de ter sido uma das primeiras a operar com perícia médica em todas as unidades que realizam o serviço.
“Esta retomada rápida somente foi possível com o empenho de toda a equipe da GEX Niterói, da Superintendência Regional Sudeste II e dos gerentes de todas as nossas agências. Em um esforço conjunto, conseguimos mobilizar servidores e estagiários para retomar o atendimento, obedecendo a todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19”, acrescenta Marcus Vinicius Vasconcelos.
Meu INSS
Hoje, os agendamentos, serviços e benefícios do INSS já estão disponíveis através do site ou aplicativo para celular, Meu INSS. Além disso, também é possível acompanhar o status dos requerimentos abertos com comodidade e segurança, sem que o segurado precise sair de casa. O cidadão pode optar ainda pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.