Campanha 'Desendivida' do Santander é suspensa pela Justiça
Agências abririam neste sábado das 10h às 14h para renegociação de dívidas
A Justiça suspendeu o programa 'Desendivida' do Santander que abriria agências do banco em todo o Brasil neste sábado (22) realizando uma campanha que ofereceria descontos de até 93% para correntistas pessoas físicas do banco e também condições especiais para pessoas físicas e empresas que quisessem obter crédito. As agências ficariam abertas entre 10h e 14h do sábado.
A campanha desde o início não teve apoio do Sindicato dos Bancários, que alegou que o Santander criou a iniciativa sem conversar com o movimento sindical. Segundo o sindicato, os bancários foram pegos de surpresa quando o 'Desendivida' foi anunciado no domingo à noite durante um programa de televisão.
Por conta da decisão da Justiça, as agências do banco Santander em Niterói e Regiões não poderão funcionar neste sábado, dia 22 de janeiro.
A abertura dos bancos no sábado, com jornada excepcional determinada de forma unilateral, sem negociação com a categoria, viola a legislação, assegurada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segundo decisão judicial. Também foi julgado como impróprio o funcionamento das agências devido ao momento crítico vivido pela pandemia da Covid-19 e de Influenza, por expor os funcionários e os substituídos ao risco de contaminação.
O Stamato, Saboya & Rocha Advogados Associados, representante legal do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, defendeu a ação que multou ainda o Santander ao pagamento no valor de R$ 50 mil por agência que descumpra a obrigação da justiça.