Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6568 | Euro R$ 6,1144
Search

Prefeitura de Niterói oferece curso de informática básica para maiores de 60 anos

Aulas estão acontecendo na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de agosto de 2023 - 09:41
O objetivo do curso é ensinar a população idosa a realizar atividades básicas na Internet
O objetivo do curso é ensinar a população idosa a realizar atividades básicas na Internet -

A população idosa que mora em Niterói também está conectada. Cerca de 25 pessoas com mais de 60 anos estão participando do Curso Informática Básica para a Melhor Idade, na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, onde estão aprendendo a acessar a internet, navegar pelos sites, e-mails, entre outras atividades da vida cotidiana. Na última terça-feira (22), os estudantes aprenderam a solicitar serviços públicos no Portal de Serviços de Niterói.

A convite da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), responsável por gerenciar a Plataforma da Engenhoca, a equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) ministrou uma das aulas. Durante o encontro, os participantes exploraram aspectos da tecnologia que impactam suas vidas diárias, além de compreenderem as vantagens de um Governo Digital para a população.


Leia mais:

Sai lista de candidatos à eleição do Conselho Tutelar de São Gonçalo

Aqui tem história: Da construção às travessias, conheça o passado da Ponte Rio-Niterói


“Estamos avançando muito na transformação digital de Niterói e não podemos deixar ninguém para trás. Essa iniciativa da SMCTI de proporcionar o curso de letramento digital e o fortalecimento da Plataforma Digital são fundamentais para ampliarmos a inclusão digital e o acesso da população aos serviços públicos. Ficamos muito felizes com o convite para apresentarmos o curso e divulgar as possibilidades do Portal de Serviços, que tem o intuito de facilitar a relação dos cidadãos com a prefeitura e garantir mais eficiência aos serviços públicos”, ressaltou a secretária Ellen Benedetti.

Um dos destaques da aula foi a apresentação do Portal de Serviços de Niterói, onde os participantes puderam aprender como solicitar serviços digitais de forma prática e eficiente. As dinâmicas realizadas durante o curso foram muito bem recebidas e despertaram o interesse dos idosos.

“É muito emocionante ver que a cidade inteligente que queremos, está se tornando para todos. O Direito Digital dos cidadãos está sendo exercido, para além do letramento digital, mas também em sua inclusão nas políticas públicas e no acesso às tecnologias. A equipe da PUD da Engenhoca e o gestor Gustavo Marinho da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), estão fazendo um trabalho brilhante!", destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga.

Morador da Engenhoca, Manoel de Souza Silva Filho, de 69 anos, já está usando o Portal de Serviços no celular há mais de um mês para acessar informações sobre IPTU. Após a aula, afirmou que aprendeu a acessar o site pelo computador e irá recomendar aos amigos.

“Esse curso está sendo muito proveitoso e estamos aprendendo algumas coisas que a gente não sabe. Já tenho o aplicativo Niterói Serviços ao Cidadão há mais de 1 mês, e vejo mais a parte do IPTU, pois tenho uma casa e entro lá para ver o que está acontecendo. A aula de letramento digital foi muito esclarecedora. Já aprendi a mexer no portal de serviços pelo computador e vou indicar para outras pessoas”, acrescentou.

Cartão de Estacionamento

Durante o curso, a equipe da SEPLAG também divulgou a transformação digital do Cartão de Estacionamento para Pessoa Idosa e Gestante, serviço que está disponível no Portal de Serviços desde 25 de julho. Para disponibilizar o serviço digital, a SEPLAG realizou uma pesquisa com a população idosa visando facilitar o acesso online. Foi elaborado um questionário de dez perguntas com o objetivo de entender a Maturidade Digital e o grau de conhecimento e uso do Portal de Serviços pelo usuário. A pesquisa foi aplicada pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) em maio e quase 70% dos entrevistados apontaram querer que o serviço fosse digital. Em um mês, mais de 330 cartões já foram solicitados. 

“A turma foi muito participativa e esteve bastante engajada em todos os momentos da aula. Percebemos uma legítima curiosidade e necessidade das pessoas idosas em aprender a navegar na internet e solicitar serviços públicos”, afirma Daniel Gaspar, diretor de Serviços Digitais, Cidadania e Transparência da SEPLAG.

O Portal de Serviços disponibiliza informações de mais de 300 serviços municipais, sendo 48 digitais. Os usuários devem entrar no Portal de Serviços (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão” e fazer login com a conta da plataforma Gov.Br, serviço online de autenticação e identificação dos cidadãos e das cidadãs para solicitação de serviços digitais, cujo cadastro pode ser feito no link sso.acesso.gov.br. Após fazer o login, o usuário deve buscar o serviço que deseja e clicar no botão “Solicite aqui”, preencher o formulário e anexar os documentos necessários. Para consultar o pedido, o usuário precisa clicar em “Acompanhe suas solicitações” no Portal de Serviços ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão”.

Matérias Relacionadas