Pacto pela Juventude abre inscrições para 600 vagas com bolsa de R$ 400
Realizado em parceria com a Unesco, o projeto já qualificou mais de 800 jovens como líderes locais para o desenvolvimento de projetos em cultura, esporte e sustentabilidade
Estão abertas, a partir desta quinta-feira (31), as inscrições para 600 vagas nas novas turmas do Pacto pela Juventude, projeto da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que tem como foco a qualificação de jovens de 15 a 29 anos em participação social e liderança comunitária.
Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São Carlos, Rocinha, César Maia (Vargem Pequena), Santa Cruz e Guaratiba são alguns dos 60 núcleos territoriais em que serão oferecidas as chances de participar do projeto. No total, 800 jovens já foram beneficiados.
Leia também:
➣ Bienal do Livro 2023: Conheça os autores da região que estarão no evento
➣ Prefeitura divulga programação oficial do aniversário de São Gonçalo; confira!
O Pacto pela Juventude é um projeto desenvolvido em três diferentes etapas. Na primeira, são realizadas as oficinas formativas e as ações de multiplicação de conhecimentos. Em seguida, os jovens vão a campo para conhecer a realidade das favelas onde moram para as pesquisas territoriais. Por último, o projeto final e o plano de trabalho são desenvolvidos pelos alunos, que pensam em estratégias práticas para amenizar ou solucionar problemas corriqueiros ou questões de cunho social relacionadas às trilhas formativas propostas.
Inscrições, vagas e seleção
Para se inscrever no Pacto pela Juventude é preciso acessar o link disponível nas redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio), até o dia 30 de setembro, e preencher o formulário. Serão selecionados jovens que receberão auxílio financeiro no valor de R$ 400, divididos pelas seguintes trilhas de conhecimento do PPJ: Cultura, Esporte e Sustentabilidade.
A seleção priorizará inscritos do banco de oportunidades do projeto que atendam, pelo menos, um dos seguintes critérios: jovens que não trabalham e não estudam; negros; membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos; membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); mães; egressos do sistema socioeducativo; e egressos do sistema prisional.
As trilhas são oficinas no formato de aulas teóricas e práticas. Dentro do programa da trilha Sustentabilidade, por exemplo, uma das temáticas das oficinas será alimentação saudável, orgânica e hortas comunitárias. Na de Cultura, será possível investigar e promover a valorização de aspectos artísticos e culturais das comunidades. Em Esporte, será possível identificar como melhorar o acesso a equipamentos e diferentes modalidades, promovendo o incentivo à qualidade de vida e saúde.
Impacto na juventude
Com atenção voltada especialmente para jovens com idade de 15 a 29 anos, o Pacto pela Juventude busca oferecer formação e atividades práticas para os beneficiários e um esforço de governança em prol da promoção e proteção dos direitos dos jovens junto a órgãos do poder público, terceiro setor e setor empresarial. O PPJ se insere em uma realidade social de grandes desafios, conforme os diagnósticos feitos por institutos de pesquisa e órgãos públicos. De acordo com dados mais recentes, organizado pelo Boletim de Dados da JUVRio, a juventude carioca conta com mais de 1,5 milhão de jovens, sendo 32% deste público pessoas que não trabalham e nem estudam. A falta de acesso a oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos coloca em cheque o pleno desenvolvimento da cidade.