Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7992 | Euro R$ 6,0433
Search

Grota: matrículas abertas para cursos gratuitos de música e reforço escolar

Oportunidades são para estudantes da rede pública e moradores de comunidades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de fevereiro de 2025 - 19:05
As aulas acontecem nos 13 polos do Espaço Cultural da Grota, divididos entre as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo
As aulas acontecem nos 13 polos do Espaço Cultural da Grota, divididos entre as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo -

Estudantes de escolas públicas ou moradores de comunidades a partir de 7 anos já podem se matricular nos cursos regulares gratuitos oferecidos pelo Espaço Cultural da Grota (ECG) em 2025. As matrículas estão abertas até 28 de fevereiro, tanto para o Curso de Formação, destinado a quem já estuda música, quanto para turmas iniciantes, com aulas de iniciação musical, flauta doce, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, harpa, prática de orquestra, piano, teclado, ukulele, violão, cavaco e bateria. Também há classes de reforço escolar, pré-vestibular, yoga, desenho e pintura.

As aulas acontecem nos 13 polos do Espaço Cultural da Grota, divididos entre as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo. As pessoas interessadas devem preencher um formulário de inscrição online disponível no site da Grota < www.ecg.org.br> ou no link da bio do Instagram da Orquestra da Grota (@orquestradagrota). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97628-4616.

No momento em que inicia a celebração dos seus 30 anos de atividades, o Espaço Cultural da Grota também se prepara para comemorar a inserção de 100 de seus alunos e ex-alunos no Ensino Superior. Neste ano, mais cinco jovens foram aprovados e começaram a cursar a faculdade pública.


Leia também:

Policiais prendem em flagrante homem que levou corpo de companheira para hospital em Niterói

Explosão de gás em residência deixa pai e filho gravemente feridos na Zona Oeste


“Ingressar como estudante do Espaço Cultural da Grota é uma oportunidade, principalmente, para crianças e jovens que buscam ampliar seus horizontes e enxergar com mais clareza suas potencialidades. Temos orgulho enorme do que construímos nesses 30 anos de história e queremos ir ainda mais além com esse trabalho”, afirma Lenora Mendes, coordenadora, professora e uma das fundadoras do projeto.

Sobre o ECG

O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 30 anos, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.

O projeto mantém nove grupos musicais em atividade, entre eles, a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo ECG, e o Som Doce da Grota, conjunto de flautas que viajou a Boston em 2023 e 2024, convidado para participar do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA.

O Espaço Cultural da Grota tem o patrocínio da Wilson Sons, Caixa Capitalização e Hayasa, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal das Culturas de Niterói e realização do Ministério da Cultura.

Matérias Relacionadas