STF concede liberdade a mais 80 presos em atos golpistas de janeiro
Acusados poderão responder acusações em casa com tornozeleira eletrônica
Foi concedida, nesta sexta-feira (10/03), liberdade condicional para mais 80 pessoas presas por acusação de participação nos atos golpistas em Brasília do dia 8 de janeiro. Depois de liberar 149 mulheres na última quinta (08/03), Dia Internacional da Mulher, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu liberdade apenas para homens nesta sexta.
Com a determinação, os 80 homens seguem respondendo às acusações com medidas cautelares, que incluem recolhimento domiciliar noturno, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de deixar o país ou usar as redes sociais.
Leia mais:
➢ Mais 52 presos por atos golpistas em Brasília são soltos
➢ AGU pede a condenação de 40 pessoas por atos golpistas em janeiro
Na ocasião dos atos golpistas, 1.406 indivíduos tiveram suas prisões em flagrante convertidas em preventiva. Destes, apenas 522 pessoas seguem na cadeia, 440 homens e 82 mulheres. A Procuradoria Geral da União (PGR) denunciou 919 por associação criminosa e incitação pública ao crime, enquanto outros 219 foram processados por delitos considerados de maior gravidade, que vão de dano qualificado a golpe de estado.