Prefeito Eduardo Paes sanciona Dia do Conservadorismo no Rio
A data instituída visa rememorar princípios do conservadorismo, como família, religião, ordem e liberdade
O Projeto de Lei nº 1265/2022, que institui o Dia do Conservadorismo no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, foi sancionado pelo Prefeito Eduardo Paes (PSD) nesta quinta-feira (11 de julho de 2024), conforme publicação no Diário Oficial. A data escolhida para a comemoração é o dia 10 de março.
A iniciativa, idealizada pelos vereadores Carlos Bolsonaro (PL), Zico (PSD), Felipe Michel (PP), Alexandre Isquierdo (União) e Rogério Amorim (União), teve sua aprovação em segundo turno na Câmara Municipal no mês de junho, sem necessidade de votação nominal.
Leia também:
Homem tem crânio perfurado por estaca em Mangaratiba
Professora é brutalmente agredida por casal após discussão de trânsito
Segundo os parlamentares, a data instituída visa rememorar princípios basilares do conservadorismo, como família, religião, ordem e liberdade. Além disso, o projeto destaca o conservadorismo como contraponto ao globalismo, defendendo a preservação e fortalecimento das instituições, combatendo "movimentos que provoquem ruptura radical da ordem estabelecida".
A oficialização do Dia do Conservadorismo no Rio de Janeiro se soma a outras iniciativas semelhantes em cidades como Recife, capital de Pernambuco, que já instituíram a data em seus calendários municipais.